Oficinas de Vídeo com jovens Ex- Febem



Workshop projeto Quixote / Instituto imagem Viva / Daniel A. Rubio

Depois da FEBEM

<>Por que o adolescente que sai da Febem muitas vezes acaba voltando?
O que leva esse ex-interno a provocar uma situação que mais uma vez causará a privação de sua liberdade?
<>Para responder a perguntas como essas, o Projeto Quixote, e o do Departamento de Psiquiatria da Unifesp, a Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) e a Universidade McMaster, do Canadá, uniram-se em uma parceria.
Durante aproximadamente dois anos, 190 jovens que deixaram os muros da Febem para voltar ao "mundão" - forma como eles mesmos definem o lado de fora da instituição - são o objeto de um estudo conjunto destas três instituições.

O resultado do trabalho deverá inspirar políticas públicas que busquem, de alguma forma, desenvolver a dignidade desses jovens, para que eles não repitam pequenos ou grandes delitos.

<> Na parte final deste projeto, surgiu a idéia de produzir um vídeo que refletisse o aprendizado desta pesquisa, para isso os organizadores da pesquisa convidaram, Daniel A. Rubio ,documentarista, que já desenvolvia projetos educativos usando o vídeo como ferramenta educativa.

O grupo se organizou e estruturou uma série de oficinas com 8 jovens ex FEBEM, e profissionais ligados ao projeto, coordenados por Auro Lescher ,o criador do projeto Quixote.

A Idéia foi compartilhar experiências que de alguma forma refletissem o que sentem desses jovens. Falaram sobre a esperança, inquietações, dos medos, da vida na Febem, da vida no crime, das oportunidades que poderiam surgir depois de saíssem da instituição ou, a falta de oportunidades , em fim, do difícil retorno ao “mundão”.

O projeto levou o grupo a fazer um profunda analise e uma radiografia da vida e das inquietações destes jovens.Utilizando uma câmera de vídeo digital estes jovens analisaram suas próprias vidas, através da lente, conseguindo assim identificar algumas fatos importantes para suas vidas, filmaram e contaram historias, entrevistaram suas famílias, mostraram o seu bairro, o trabalho e suas realidades.

Este processo gerou 25 horas de filmagem. Nestas filmagens eles contam suas experiências e mostram o problema do seu ponto de vista.

A idéia final do projeto é fazer com este material um documentário que de voz a historia destes jovens.

Comments

Popular posts from this blog

TOBIAS 700 -Veja o documentário completo

Geraldo: Who Can I Trust? October 30th - 20:40 - french time on Channel France 5