Gramado Cine Vídeo (2006) "De Volta a Vida




De Volta à Vida

Direção Daniel A. Rubio
Quem são os jovens que passam pela Febem? O que encontram quando saem de lá? Através do olhar desses meninos, "De Volta à Vida" nos oferece a oportunidade de conhecer a realidade que enfrentam. Após participarem de oficinas de vídeo, ex-internos da Febem registram seu próprio universo e mostram como vivem e o que esperam do futuro.
Evento 14.º Gramado Cine Vídeo (2006)
Categoria Independente
Gênero Vídeo Social
Mostra Competitiva
Tempo 22:38 (mm:ss)



Fotografia ex-internos da Febem
Edição Daniel A. Rubio
Trilha Eduardo Agni - Oriki
Produtora Instituto Imagem Viva

Workshop projeto Quixote / Instituto imagem Viva / Daniel A. Rubio

washington ,Antonio e Michal, ex internos da Febem , junto com a pesquisadora Flavia Futata apresentam o documentario na universidade de Calgary em Julho de 2006





Workshop projeto Quixote / Instituto imagem Viva / Daniel A. Rubio

Workshop projeto Quixote / Instituto imagem Viva / Daniel A. Rubio

Depois da FEBEM

[if !supportEmptyParas] [endif] <>Por que o adolescente que sai da Febem muitas vezes acaba voltando?O que leva esse ex-interno a provocar uma situação que mais uma vez causará a privação de sua liberdade?<>Para responder a perguntas como essas, o Projeto Quixote, e o do Departamento de Psiquiatria da Unifesp, a Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) e a Universidade McMaster, do Canadá, uniram-se em uma parceria. Durante aproximadamente dois anos, 190 jovens que deixaram os muros da Febem para voltar ao "mundão" - forma como eles mesmos definem o lado de fora da instituição - são o objeto de um estudo conjunto destas três instituições. O resultado do trabalho deverá inspirar políticas públicas que busquem, de alguma forma, desenvolver a dignidade desses jovens, para que eles não repitam pequenos ou grandes delitos. <>[if !supportEmptyParas] [endif]Na parte final deste projeto, surgiu a idéia de produzir um vídeo que refletisse o aprendizado desta pesquisa, para isso os organizadores da pesquisa convidaram, Daniel A. Rubio ,documentarista, que já desenvolvia projetos educativos usando o vídeo como ferramenta educativa. O grupo se organizou e estruturou uma série de oficinas com 8 jovens ex FEBEM, e profissionais ligados ao projeto, coordenados por Auro Lescher ,o criador do projeto Quixote. A Idéia foi compartilhar experiências que de alguma forma refletissem o que sentem desses jovens. Falaram sobre a esperança, inquietações, dos medos, da vida na Febem, da vida no crime, das oportunidades que poderiam surgir depois de saíssem da instituição ou, a falta de oportunidades , em fim, do difícil retorno ao “mundão”. O projeto levou o grupo a fazer um profunda analise e uma radiografia da vida e das inquietações destes jovens.Utilizando uma câmera de vídeo digital estes jovens analisaram suas próprias vidas, através da lente, conseguindo assim identificar algumas fatos importantes para suas vidas, filmaram e contaram historias, entrevistaram suas famílias, mostraram o seu bairro, o trabalho e suas realidades. Este processo gerou 25 horas de filmagem. Nestas filmagens eles contam suas experiências e mostram o problema do seu ponto de vista. A idéia final do projeto é fazer com este material um documentário que de voz a historia destes jovens.

Comments

Popular posts from this blog

Tobias 700 - Paris-Mardi 25 avril à 19h au CICP

Geraldo: Who Can I Trust? October 30th - 20:40 - french time on Channel France 5