Tobias 700 -Melho vídeo no CINESUL 2005

Segunda, 27 de junho de 2005, 17h22
Brasil ganha dois prêmios no Cinesul 2005


Em uma festa na Casa França-Brasil foi entregue a premiação do Cinesul 2005 - Festival Latino-Americano de Cinema e Vídeo. O Brasil ganhou dois prêmios, o de Melhor Documentário Latino por 500 Almas, de Joel Pizzini, e o Melhor Vídeo, por Tobias 700, A História de Uma Ocupação, de Daniel A. Rubi. A Argentina recebeu o prêmio de Melhor Filme da Crítica Especializada e Menção Honrosa por Whisky Romeo Zulu, de Enrique Piñeyro. O Chile ficou com o prêmio de Melhor filme do Júri Oficial por Mala Leche, de León Errázuriz (premiação divulgada no dia 20) e outra menção honrosa foi dada para Punto y Raia, de Elias Schnider, da Venezuela.

O Cinesul 2005 apresentou 107 filmes em competição (10 longas, 69 vídeos e 28 documentários latinos) e mais de 150 em exibição. Em paralelo, o festival fez uma homenagem ao ator Grande Otelo, que se estivesse vivo completaria 90 anos, e ao cantor Carlos Gardel, responsável pela difusão do tango internacionalmente. Outra atração foi a mostra "Franceses no Brasil", sobre a participação dos franceses na cultura brasileira, com trabalhos de artistas como Pierre Verger, Jean le Guay (Jano) e Marcel Camus, debates e seminário sobre documentários latinos.

O evento é uma realização do Centro Cultural Banco do Brasil (parceiro do evento desde sua primeira edição) e do Centro Cultural Correios, e conta com co-patrocínio da Petrobrás. Os filmes foram exibidos nas salas de cinema e de vídeo do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), do Centro Cultural Correios (CCC), da Casa França-Brasil e da Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM). Do Rio, o festival segue para o CCBB de Brasília, entre 28 de junho e 10 de julho, pelo segundo ano consecutivo.

Comments

Popular posts from this blog

Tobias 700 - Paris-Mardi 25 avril à 19h au CICP

Geraldo: Who Can I Trust? October 30th - 20:40 - french time on Channel France 5